Entrevista com Profissinal

Entrevista com Profissinal
Por: Alan Ferraz, Beatriz Dutra, Fernanda Sanches, Gustavo Garcia, Ingrid Gomes.

domingo, 20 de março de 2011

VIDA VS MEDO

NOME: Cristhian Pena Vicente      2ºAno E       


---Redação de português
TEMA: Medo

                                           Vida VS Medo

  Para cada um de nós, foi destinado um presente divino, chamado vida. Cabe a nós escolhermos os caminhos que seguiremos nessa imprevisível estrada. Com ela podemos experimentar as diversas sensações e sentimentos humanos, podendo assim entendê-los e senti-los. Mas o que poderia nos fazer temer o imprevisível? O que poderia nos colocar em uma posição de insegurança diante da vida?
  O medo. Fonte de insegurança e dúvida, onde muitas vezes leva ao fracasso do ser humano.
  O medo normal é bom, pois cria um sentimento de superação, uma vontade de superar uma barreira negativa em seu caminho. Mas o medo anormal é negativo e destrutivo. Esse medo é encontrado quando ele apresenta uma barreira que faz a pessoa desistir de seus objetivos, e não tentar supera-los, e isso no futuro poderá ter como conseqüência algum problema de saúde.
  Ralph Waldo Elerson, filósofo e poeta, disse: “ Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa.”
  Não podemos deixar que o medo e a insegurança nos arranquem momentos inesquecíveis. Devemos agir com segurança, tendo a certeza de que qualquer medo que tenhamos possa ser vencido, para que assim possamos trilhar nossa estrada da vida.

 
 

terça-feira, 15 de março de 2011

Economia

A Economia, em si, é um assunto muito abrangente e bastante complexo, portanto comentaremos apenas alguns pontos deste assunto.
A Economia, ou atividade econômica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Pode representar, em sentido amplo, a situação de um país ou região, isto é, a sua solução presente (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.
A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (como entidades públicas, cooperativas) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, etc.).
Outras formas de divisão da disciplina são: a distinção entre economia positiva ("o que é") e economia normativa ("o que deveria ser"); a distinção entre economia ortodoxa, aquela que lida com o nexo "racionalidade-individualismo-equilíbrio", e a economia heterodoxa, que pode ser definida por um nexo "instituições-história-estrutura social".
A microeconomia, tal como a macroeconomia, é um método fundamental de análise à economia enquanto sistema. Examina o comportamento dos agentes e as suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental. É dividida em vários ramos: mercado, produção-custo-eficiência, especialização, oferta e demanda, externalidades, entre as economias: agrícola, financeira, industrial, da informação, do trabalho, a gerencial, do bem-estar e economia e direito.
Sobre a macroeconomia, também conhecida como "cross-section", podemos afirmar que ela examina a economia como um todo, "de cima para baixo", para explicar amplos agregados e suas interações. Considera fatores como o crescimento e economia do desenvolvimento, sistemas econômicos e contas nacionais.
Por exemplo, é possível associar a promoção da democracia por parte dos EUA pela força no século XXI, o trabalho de Karl Marx no século XIX ou o embate entre capitalismo e comunismo durante a guerra fria como questões de economia. Apesar da economia não fazer quaisquer juízos de valor, essa pode ser uma das razões pelas quais a economia pode ser vista como não baseada na observação empírica e no teste de hipóteses. Como uma ciência social, a economia tenta se focar nas consequências e eficiências observáveis de diferentes sistemas econômicos sem necessariamente fazer nenhum juízo de valor a respeito de tais sistemas - por exemplo, ao examinar a economia de sistemas autoritários, igualitários, ou mesmo um sistema de castas sem fazer quaisquer julgamentos a respeito da moralidade de qualquer um deles.

-
Dafne Vendrame de Melo.
Karina Brito de Souza Alvez - 2°E

sexta-feira, 11 de março de 2011

A Força da Natureza


Quando não se consegue entender alguns fenômenos, sempre é bom ter em mente a famosa frase: ‘’Deus perdoa sempre. O homem ás vezes. A natureza nunca. ’’                
Por exemplo, assistimos os desastres ambientais na TV todos os dias e vale à pena lembrar qual o papel e a responsabilidade do ser humano.
Todos os anos essas tragédias chocam milhares de brasileiros. Mais qual será a explicação para essa fúria da natureza? É possível prever a intensidade das chuvas? São inúmeras questões que ainda não temos respostas concretas. A lei ambiental brasileira foi feita para evitar tragédias, é proibido, por exemplo, construir em áreas de perigo extremo como topos de morros e margens de rio, mas não é o que se vê!
É possível viver em harmonia com a natureza, os especialistas apontam três caminhos:
-Planejamento;
-Investimento;
-Fiscalização.
Enquanto eles não forem colocados em prática, os brasileiros continuaram sofrendo as conseqüências da força da natureza.

Fellipe e Gabriela 2ºE

Saúde na passarela

No mundo da moda existem dois tipos de doenças alimentares que preocupam muito, a anorexia e a bulimia, nos dois casos a pessoa fica com trauma de engordar e se acha gorda mesmo quando todos a sua volta falam que não está.
Essas doenças acontecem normalmente em mulheres jovens, mas nada impede que elas surjam em homens, mulheres idosas, etc.
A anorexia nervosa é uma doença alimentar, nesse caso a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda.
Alguns dos sintomas são:
-Rápida perda de peso;                                                    
-Cor roxa nas extremidades;
-Parada do ciclo menstrual;                                               
-Depressão, ansiedade, irritação;
-Desnutrição;
-Pele seca;
-Dores de cabeça;
-Pressão arterial baixa;
-Anemia;
-Redução da massa muscular;
-Muito cansaço;
-A pessoa não tolera o frio;
-Ossos fracos;
-Infertilidade;
-Ataque do coração.

Bulimia nervosa é uma doença também ligada a alimentação. Na bulimia a pessoa come muito, depois ela se sente culpada por ter comido toda essa comida, ganha peso, e não tolera isso, após isso, provoca o vomito, toma laxantes, tudo para tentar se livrar do aumento de peso.
Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e vomitar, a pessoa não perde peso. Então a família e os médicos tem mais dificuldade em descobrir a doença.
Alguns sintomas são:
-Inflamação da garganta;
-Rosto inchado e dolorido;
-Muitas cáries nos dentes;
-Desidratação, dores nos músculos e cãibras;
-Sangramento do esôfago;
-Prisão de ventre crônica;
-Hemorróidas;
-Rompimento do estômago;
-Problemas de coração.

As modelos hoje em dia sofrem muita pressão das agências que costumam dizer que elas estão "obesas", com isso elas voltam para casa na intenção de emagrecer a todo o custo e, é nesse momento que algumas propensas a desenvolver a anorexia e bulimia, começam a desenvolver a doença.
Hoje em dia algumas agências falam que estão exigindo atestado de saúde. O fato é que existe um discurso contra a bulimia e a anorexia no mundo da moda. Mas na hora do vamos ver, no hora de selecionar uma modelo para um trabalho, rola um terror psicológico absurdo. Meninas que já são secas são chamadas de gordas e descartadas na hora da seleção, e não tendo para onde correr, acabam tendo doenças alimentares.

Isabella Carlota Lopes
Taís Soares

A Influência da Lady Gaga Na Moda



Todos que conhecem Lady Gaga, mas espera aí, quem não conhece Lady Gaga ? Todos sabem que ela tem um estilo um tanto quanto criativo, diferente, extravagante. Mas o que as pessoas não prestam muita atenção é a influência desta criatividade e extravagância dela na moda atual, na moda que as pessoas usam nas ruas.
Depois do seu surgimento, as pessoas começaram a “ousar” mais e sem medo de errar,
abusando do brilho, do curto, da renda, do preto. Ela trouxe para o dia a dia das pessoas justamente essa ousadia que poderia estar faltando nas pessoas, e que poderia estar escondida dentro de algumas pessoas, com vergonha.
Ela usa muito ombros largos, cintura fina e alta, perna de fora. Vai dizer que você não tem visto isso por aí ? Com certeza já viu algumas meninas usando aquelas calças leggings brilhantes, ou então nesse verão viu bastante perna de fora, blusas que marcam os ombros. Isso tudo é Lady Gaga. Podemos acompanhar nas passarelas uma peça do vestuário feminino chamada “Hot Pant”, que Gaga vem usando muito, e tem presença muito forte nesse verão, como podemos ver nos desfiles da Rosa Chá, TNG e Neon.
Ela também conseguiu causar impacto no universo das estampas, com muita influência do punk dos anos 80, gráficos no monocromático preto e branco e flashes em flúor, assim como a tendência dos mosaicos de espelhos atual. E os óculos? Não podemos deixar de falar dos óculos influenciados pela diva. Várias formas, tamanhos, estilos. Dê mais atenção a isso e você vai ver que ela também influencia nessa parte. Agora acho que vocês vão prestar mais atenção no que ela usa e no que anda circulando nas ruas e ver que ela faz parte de muitos visuais por ai. 


                          

futebol americano

O jogo é muito estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo, 11 por equipe, cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte.
A partida tem a duração de 60 minutos, e dividida em duas metades separadas por um intervalo. O jogo tem duração de quatro tempos de 15 minutos. As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. As prorrogações obedecem ao método de morte súbita, o que significa que a equipe que pontuar primeiro ganha.
Um chute inicial (kickoff) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada field goal ou de um touchdown (pontuação). O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas (distância curta), embora um chute inicial possa ocorrer de outras zonas do campo devido a uma penalidade na jogada anterior.
A bola deve ser chutada a partir do chão, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick.

quinta-feira, 10 de março de 2011

J-Rock


Japanese Rock, ou “j-rock”, é, como o próprio nome diz, rock japonês, o que não é apenas um gênero musical, pois abriga vários estilos.

Começou quando o rock psicodélico (Pink Floyd, por exemplo.), inventado nos anos 60 por americanos e britânicos, chegou ao Japão e ganhou uma cara nova, onde algumas bandas imitaram seus ídolos.

As primeiras bandas do rock japonês surgiram em revolta de estudantes de Kyoto( cidade do Japão), assim surgindo o “J-rock Clássico” dos anos 80, tendo como principais bandas BOØWY e X JAPAN.

O rock era marcado pelo uso de drogas e o impacto destas nas músicas, mas os j-rockers tendiam ser contra as drogas ou até inflexivelmente anti-drogas.

O que são “J-rockers”?
Assim como existem os roqueiros no Brasil e em todo mundo, os j-rockers são nada mais e nada menos que os roqueiros do Japão, que seguem os movimentos musicais do rock japonês.

Dentre as divisões do j-rock, a mais famosa é o Visual Kei, um movimento que consiste na mistura musical com rock, metal, e instrumentos de musica clássica. O que mais marca esse movimento é a ênfase na aparência dos artistas: extravagante, androginia e shows chamativos.

Os outros estilos são: Kotevi kei, Kurofuko Kei, Soft Visual Kei, Oshare Kei, Koteosa Kei, Iryou Kei, Nagoya Kei, Angura Kei e Eroguro. 
Esses também são referentes mais á aparência, com pouca influência na musicalidade.

No Brasil, apesar de o “J-rock” ser um gênero muito desconhecido, temos vários fãs e já tivemos shows no pais.
Dentre as bandas, já estiveram no Brasil: Charlotte, Kagrra, Miyavi, An café, Dir em Grey, GPKism e Versailles. 

The Gazette, banda de J-Rock - Visual Kei.


    
Maquiagem típica Visual Kei

 Amanda Lopes Rampazo e Camila Ferreira de Castro
2ºE

Redes Sociais


Há um tempo que ouvimos falar sobre redes sociais, mas o que elas realmente são?
Ultimamente as pessoas não têm tempo para se comunicar, ou conhecer pessoas novas pela correria do dia a dia, e com as tais redes sociais, facilitam a comunicação.
Podemos definir redes sociais como maneira de se conectar a outras pessoas na internet. Geralmente no perfil as pessoas colocam seus gostos, informações pessoais, entre outros, e procuram interesses comuns com as outras. Também existem pessoas que abrem uma conta em sites de relacionamento sem ter a intenção de conhecer outras, e sim, manter contato com os amigos.
Cada vez mais as pessoas estão perdendo o contato físico, tudo é via internet, até aulas em sala de aula estão sendo abolidas.
 Esses sites vieram como meio de facilitar, porém, não deveríamos perder o contato físico, e só se comunicar virtualmente quando realmente fosse necessário.
As pessoas pensam que dentre as redes sociais só se encaixam os sites de relacionamentos, e não, existem as redes profissionais (linkedin), as redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras.
Se comunicar pela internet, já se tornou um hábito, daqui algum tempo, isso vai se tornar rotina, como já é para grande parte das pessoas, pois com tantos compromissos e a correria, a única maneira de se comunicar e conhecer novos amigos é por meio das redes sociais.

Beatriz e Erick

quarta-feira, 9 de março de 2011

Gestão de Petróleo

Após a flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil, ocorrida em 1995 e sua regulamentação em 1997 (lei 9478/97) com criação da Agência Nacional do Petróleo - ANP, o setor do petróleo e gás brasileiro passou a apresentar um crescimento continuo real e potencial em novos investimentos, no número de companhias de petróleo nacionais e estrangeiras, fornecedores de bens e serviços especializados e, por consequência, na criação de novos postos de trabalho em todos os níveis.
Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro do Petróleo - IBP, cerca de 40 companhias de petróleo nacionais e estrangeiras, ligadas diretamente com o setor de petróleo e gás, estão presentes no Brasil, com suas atividades focalizadas, neste primeiro momento, em exploração e desenvolvimento da produção.
Essas 40 companhias estão investindo em profissionais preparados para exercer sua função, porém faltam profissionais que estejam realmente preparados, pois é um trabalho de risco e exige preparo físico e psicológico.
Nessa fase o Brasil cresce e está aparecendo para o mundo, mostrando seu poder em tecnologia voltada à exploração e produçpão do petróleo. Tecnologias desenvolvidas e criadas por brasileiros e que não existe em nenhum lugar no mundo.
Os estudos comprovam que haverá poços de petróleo para os próximos 40 anos ou mais, ou seja, muito trabalho para quem estiver preparado.

Ana Carolina Sodré e Pedro Marques

domingo, 6 de março de 2011

Skate

                                   A História do skate
                
 Não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas podemos dizer que foi no começo dos anos 60 na Califórnia. Era em uma época onde tudo era o surf, mas como as coisas nunca davam certo , os surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em "shapes"(pranchas de madeira), para que eles pudessem surfar em terra firme.

Os skates eram muito primitivos, não possuíam “nose” nem “tail”(parte frontal e traseira), era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do “surf no asfalto”, se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas da época. 

Era uma época onde começavam os etilos do skate como o freestyle, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 se comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. O skate teve seu auge em meados dos anos 70 ,onde os skatistas usavam as piscinas vazias como se fossem pistas,mais conhecidas como “bool”,o skate vertical.

Com a mudança da revista “skateboarder” que parou de representar o skate e sim as bikes ,fez com que o skate desanimasse.Foi quando se deu a 'morte' do skate. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficando os que realmente gostavam. Esses skatistas - que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito deles - lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculo. Daí se deu o street skate.


O skate volta ao seu auge nos anos 80,com novas peças e skates, e com as novas pistas do vertical em “U” os half pipes.
Nos dias de hoje, é um esporte que vem crescendo cada vez mais, melhorando as peças, como exemplo: os shapes de maple, feitos com uma madeira mais reforçada,com mais camadas. As marcas vem crescendo e surgindo novas, junto com os patrocínios. E cada vez mais skatistas por aí, andando por praças, parques, etc, mandando manobras novas e com vários estilos

Nomes: Gustavo G. e Weslley F.               2ºE

sábado, 5 de março de 2011

Programação de Computadores



         A programação de computadores é uma profissão que exige certo conhecimento de linguagem de computadores e de lógica. É necessário ter uma lógica trabalhada para poder escrever o que o computador vai fazer, como fazer, onde fazer, quando fazer. Programação é o processo de escrever, testar e fazer a manutenção de determinado programa. Conhecendo as linguagens de computador, é possível fazer inúmeros tipos de programas, com inúmeras utilidades. Um exemplo muito comum é um vídeo-game. O vídeo-game nada mais é do que um computador, que é programado para receber e executar as informações externas, como de um CD, por exemplo.

Linguagens de Computador

         Há varias linguagens de computador. As 5 linguagens mais usadas são:
-   Java;
-   C
-   C++
-   Phyton
-   PHP
         Cada uma delas tem um modo de programar diferente.

Algoritmo

         Algoritmo é um “programa abstrato”, ou seja, é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Pode-se dizer que o programa é um “algoritmo concreto”

Conclusão

         A programação de computadores é uma área muito abrangente, ainda mais por que estamos na era da tecnologia. Hoje em dia, estão surgindo e ganhando poder muitas profissões relacionadas a informática.

 Guilherme Bortolloti Postbiegel

quinta-feira, 3 de março de 2011

Educação Brasileira

Atualmente, a educação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. O crescimento de um país se dá a partir da produção de conhecimento, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
O Brasil, apesar de ter avançado neste campo, ainda não tem uma situação satisfatória na educação, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Houve uma grande queda da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento da escolaridade média e da freqüência escolar no país.
A taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais de idade caiu de 20,1% para 13,6% e isso se deve, principalmente, aos maiores investimentos feito em educação nos últimos anos pelo país.
Precisamos continuar investindo forte na educação, que é um dos fatores considerado mais importante para a melhoria do nível de desenvolvimento de um país.


Ingrid Gomes e Vinícius Angeli