Entrevista com Profissinal

Entrevista com Profissinal
Por: Alan Ferraz, Beatriz Dutra, Fernanda Sanches, Gustavo Garcia, Ingrid Gomes.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Saúde na passarela

No mundo da moda existem dois tipos de doenças alimentares que preocupam muito, a anorexia e a bulimia, nos dois casos a pessoa fica com trauma de engordar e se acha gorda mesmo quando todos a sua volta falam que não está.
Essas doenças acontecem normalmente em mulheres jovens, mas nada impede que elas surjam em homens, mulheres idosas, etc.
A anorexia nervosa é uma doença alimentar, nesse caso a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda.
Alguns dos sintomas são:
-Rápida perda de peso;                                                    
-Cor roxa nas extremidades;
-Parada do ciclo menstrual;                                               
-Depressão, ansiedade, irritação;
-Desnutrição;
-Pele seca;
-Dores de cabeça;
-Pressão arterial baixa;
-Anemia;
-Redução da massa muscular;
-Muito cansaço;
-A pessoa não tolera o frio;
-Ossos fracos;
-Infertilidade;
-Ataque do coração.

Bulimia nervosa é uma doença também ligada a alimentação. Na bulimia a pessoa come muito, depois ela se sente culpada por ter comido toda essa comida, ganha peso, e não tolera isso, após isso, provoca o vomito, toma laxantes, tudo para tentar se livrar do aumento de peso.
Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e vomitar, a pessoa não perde peso. Então a família e os médicos tem mais dificuldade em descobrir a doença.
Alguns sintomas são:
-Inflamação da garganta;
-Rosto inchado e dolorido;
-Muitas cáries nos dentes;
-Desidratação, dores nos músculos e cãibras;
-Sangramento do esôfago;
-Prisão de ventre crônica;
-Hemorróidas;
-Rompimento do estômago;
-Problemas de coração.

As modelos hoje em dia sofrem muita pressão das agências que costumam dizer que elas estão "obesas", com isso elas voltam para casa na intenção de emagrecer a todo o custo e, é nesse momento que algumas propensas a desenvolver a anorexia e bulimia, começam a desenvolver a doença.
Hoje em dia algumas agências falam que estão exigindo atestado de saúde. O fato é que existe um discurso contra a bulimia e a anorexia no mundo da moda. Mas na hora do vamos ver, no hora de selecionar uma modelo para um trabalho, rola um terror psicológico absurdo. Meninas que já são secas são chamadas de gordas e descartadas na hora da seleção, e não tendo para onde correr, acabam tendo doenças alimentares.

Isabella Carlota Lopes
Taís Soares

Um comentário:

  1. As pessoas acabam sse descuidando e, de certa forma, pensam que estão cuidando da saúde. É um alerta, né: Você pontuaram. Beijos

    ResponderExcluir