Entrevista com Profissinal

Entrevista com Profissinal
Por: Alan Ferraz, Beatriz Dutra, Fernanda Sanches, Gustavo Garcia, Ingrid Gomes.

quinta-feira, 10 de março de 2011

J-Rock


Japanese Rock, ou “j-rock”, é, como o próprio nome diz, rock japonês, o que não é apenas um gênero musical, pois abriga vários estilos.

Começou quando o rock psicodélico (Pink Floyd, por exemplo.), inventado nos anos 60 por americanos e britânicos, chegou ao Japão e ganhou uma cara nova, onde algumas bandas imitaram seus ídolos.

As primeiras bandas do rock japonês surgiram em revolta de estudantes de Kyoto( cidade do Japão), assim surgindo o “J-rock Clássico” dos anos 80, tendo como principais bandas BOØWY e X JAPAN.

O rock era marcado pelo uso de drogas e o impacto destas nas músicas, mas os j-rockers tendiam ser contra as drogas ou até inflexivelmente anti-drogas.

O que são “J-rockers”?
Assim como existem os roqueiros no Brasil e em todo mundo, os j-rockers são nada mais e nada menos que os roqueiros do Japão, que seguem os movimentos musicais do rock japonês.

Dentre as divisões do j-rock, a mais famosa é o Visual Kei, um movimento que consiste na mistura musical com rock, metal, e instrumentos de musica clássica. O que mais marca esse movimento é a ênfase na aparência dos artistas: extravagante, androginia e shows chamativos.

Os outros estilos são: Kotevi kei, Kurofuko Kei, Soft Visual Kei, Oshare Kei, Koteosa Kei, Iryou Kei, Nagoya Kei, Angura Kei e Eroguro. 
Esses também são referentes mais á aparência, com pouca influência na musicalidade.

No Brasil, apesar de o “J-rock” ser um gênero muito desconhecido, temos vários fãs e já tivemos shows no pais.
Dentre as bandas, já estiveram no Brasil: Charlotte, Kagrra, Miyavi, An café, Dir em Grey, GPKism e Versailles. 

The Gazette, banda de J-Rock - Visual Kei.


    
Maquiagem típica Visual Kei

 Amanda Lopes Rampazo e Camila Ferreira de Castro
2ºE

Um comentário: