Após a flexibilização do monopólio do petróleo no Brasil, ocorrida em 1995 e sua regulamentação em 1997 (lei 9478/97) com criação da Agência Nacional do Petróleo - ANP, o setor do petróleo e gás brasileiro passou a apresentar um crescimento continuo real e potencial em novos investimentos, no número de companhias de petróleo nacionais e estrangeiras, fornecedores de bens e serviços especializados e, por consequência, na criação de novos postos de trabalho em todos os níveis.
Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro do Petróleo - IBP, cerca de 40 companhias de petróleo nacionais e estrangeiras, ligadas diretamente com o setor de petróleo e gás, estão presentes no Brasil, com suas atividades focalizadas, neste primeiro momento, em exploração e desenvolvimento da produção.
Essas 40 companhias estão investindo em profissionais preparados para exercer sua função, porém faltam profissionais que estejam realmente preparados, pois é um trabalho de risco e exige preparo físico e psicológico.
Nessa fase o Brasil cresce e está aparecendo para o mundo, mostrando seu poder em tecnologia voltada à exploração e produçpão do petróleo. Tecnologias desenvolvidas e criadas por brasileiros e que não existe em nenhum lugar no mundo.
Os estudos comprovam que haverá poços de petróleo para os próximos 40 anos ou mais, ou seja, muito trabalho para quem estiver preparado.
Ana Carolina Sodré e Pedro Marques
É interessante ver jovens pesquisando sobre este assunto. Vocês pontuaram. Beijos
ResponderExcluir